Friday, April 21, 2006

O Lago dos Cisnes



Ficha Geral ____________________________
Nome: O Lago dos Cisnes, ballet em 4 atos baseado na versão francesa de um conto de fadas alemão.
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Coreografia: Primeira coreografia por Julius Reisinger. Segunda coreografia e de sucesso por Marius Petipa (Atos I e III) e Lev Ivanov (Ato II e IV).
Estréia: Primeira apresentação em Moscou a 4 de Maio de 1877, no Bolshoi Theater (versão de Reisinger).
Segunda versão a estrear somente em 27 de Janeiro de 1895, no Mariinsky Theater, em São Petersburgo.
Elenco de Estréia: Pierina Legnani (Odette-Odile), Pavel Gerdt (Príncipe Siegfried), Alexander Oblakov (Benno), Alexei Bulgakov (Von Rothbart)

História _______________________________

Ato I: Um campina próxima ao castelo. É tarde. O Príncipe Siegfried organizou uma caçada para celebrar seu vigésimo primeiro aniversário. Os trabalhadores tiveram folga e organizaram um piquenique que o Príncipe prometeu ir, mas este foi interrompido pela Rainha, sua mãe, que o lembrou que era seu dever nesta sua maioridade de escolher uma noiva entre seis princesas. Quando o sol vai se pondo os trabalhadores vão indo embora. O Príncipe, triste em pensar que sua liberdade iria embora foi animado por Benno, que avistou alguns cisnes. O Príncipe, pensando que a noite é uma criança, vai à busca deles, e os outros caçadores vão embora.

Ato II: Algumas horas depois, à beira do lago. Enquanto o Príncipe Siegfried adentra a floresta para caçar, vê um belo cisne a voar. Ele cuidadosamente o mira, mas, para sua surpresa, o pássaro se transforma na mais linda das moças, e ele se esconde por entre as árvores para observá-la. Incapaz de conter sua curiosidade, ele aparece e a assusta. Ele assegura que nenhum mal irá fazer para com ela e a pede que explique o fenômeno que acabara de presenciar. Impresionada por sua gentileza, Odette revela a história de sua situação. Ela conta que é uma Princessa nascida em berço de outo que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne ; apenas em algumas horas do escuro é que ela se tranforma em humana. O lago em que habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe. Ela conta que está condenada para a eternidade, e somente se um jovem virgem jurar eterna fidelidade a ela e desposá-la, só assim ela se libertará. Mas, se ele a trair, então ela permanecerá um cisne para sempre. Neste momento o feiticeiro aparece. O Príncipe apaixonado pega seu arco e flecha, mas Odette imediatamente protege o feiticeiro com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado, também ela morrerá. O feiticeiro desaparece, e Odette se esconde na floresta. Siegfried percebe que seu destino está agora mudado. A alvorada começa a aparecer Odette é tomada mais uma vez pelo feitiço, retornando a seu disfarce de cisne. Siegfried vai embora desesperado.

Ato III: A noite seguinte, no Salão de Festas. Convidados de muitas realezas aparecem para a festa de aniversário, incluindo as seis princesas e seus dotes, de que a Rainha Mãe escolhera como eligíveis esposas para a mão de seu filho. A Rainha ordena que o entretenimento comece, e então convida as princesas a dançar. O Príncipe dança com cada uma. Sua mãe então o ordena que se decida, mas ainda com a memória de Odette, ele recusa todas, para desgosto da mãe. A fanfarra anuncia então a chegada do Barão Von Rothbart com sua filha Odile. Siegfried, que se encanta com a beleza de Odile é seduzido por sua semelhança com Odette, e declara seu amor e fidelidade a ela. Rothbart e Odile, triunfantes, revelam sua decepção, e Siegfried percebe que foi vítima de um plano malvado. Ele corre então no meio da noite. Ato IV: À noite na beira do lago. Todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette. Ela aparece e conta do plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela deve morrer. Houve-se o barulho de um trovão. Siegfried a acha e implora seu perdão. Enquanto o amanhecer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez disfarçado de feiticeiro. Odette conta a Siegfried que ela deve se matar, ou então será eternamente um cisne. Siegfried, sabendo que seu destino está mudado para sempre, declara que ele irá morrer com ela, assim quebrando o poder de Rothbart. Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart recebe um choque mortal e todo o seu poder está acabado. Enfim, o casal estará unido para sempre na vida após a morte.

Dicas


No dia do Espetáculo:
Quando você estiver arrumando sua bolsa, faça uma lista para não esquecer nenhum acessório. Comece pelos ítens mais importantes, como a sapatilha e o próprio figurino.
Tenha sempre um estojo com linha, tesoura e agulha. veja se suas meias não tem fios puxados e se suas sapatilhas estão com as fitas e elásticos bem presos.
Para a maquiagem, é bom ter sempre uma rede de reserva, escova, muitos grampos e gel, caso seu coque despenque. Se você tiver feito a maquiagem em casa, leve sempre de reserva o que você usou para fazê-la.
Não esqueça de sorrir. Mostre que você está dançando por prazer, que dançando você se sente feliz. Uma bailarina séria tira toda a graça e suavidade da dança.
Tire anéis, pulseiras, colares.. a não ser que façam parte do figurino.
Fazer alongamento antes de se apresentar.
Sentar-se um tempo e faça uma boa consentração.
O mais importante: Não se esqueça de dançar para você mesma...agrade primeiro a você .

Como ser uma bailarina diciplinada:
Nunca faça uma aula de ballet de cabelos soltos, ou presos como "rabo-de-cavalo". Não é apropriado, além de atrapalhar no desempenho. O aconselhável é fazer um coque.
É necessário usar pelo menos o básico no figurino, como: o colant, a meia calça e a sapatilha. Não se esqueça de nenhum destes para fazer a aula.
Tente não se atrasar para chegar a aula. Além de tirar a concetração das outras alunas, pode não ser bom para você também, pois perderá os exercícios de aquecimento que são muito importantes.
Não entre no meio da aula sem pedir licença, uma bailarina precisa ser disciplinada, até mesmo porque precisa saber como se portar eventualmente quando for fazer cursos com outros professores.
Não converse em aula, e preste muita atenção quando seus colegas tirarem dúvidas, pois poderão ser as suas também.
Preste atenção nas correções feitas em seus colegas, você poderá estar cometendo o mesmo erro.
Procure não faltar a aula.
Tente sempre ir além do que você conseguiu na aula anterior, e mesmo que você não consiga ir além nesta aula vá tentando, mas nunca desista porque um dia você chega lá. É tentando que se consegue...

Como crescer como bailarina:
Faça aula diariamente, para haver um progresso mais rápido e seus músculos se acostumarem com seu esforço.
Saiba ouvir a correção de seu professor. Ele está vendo se você está certa ou errada.
Nunca fique sem resposta para suas dúvidas. Pergunte tudo que não souber, assim você aprenderá coisas novas a cada dia.
Estabeleça metas e não imponha limites aos seus esforços. No final do ano você verá que valeu a pena.
Aceite seus erros, mas não esteja satisfeita com eles. Tente melhorar a cada dia.


Boa sorte...

Friday, April 14, 2006

Sylvie Guillem

O governo francês mandou fazer uma estátua de tamanho real da Sylvie para ser colocada em exposição na Ópera de Paris. Vocês tem que conhecer um pouco mais desta mulher que por mais perfeita que seja é muito modesta e acredita que pode ainda muito mais.

A Dança com Sylvie Guillem

Sylvie Guillem nasceu em Paris no ano de 1965, França. Sua mãe era instrutora de ginástica rítmica, o que inspirou muito a filha a fazer dança. Em 1976, com 11 anos de idade,Sylvie deixou a ginástica para fazer ballet na Ópera de Paris. Depois de somente 5 anos de aulas, ela foi convidada a ingressar na companhia da Ópera de Paris. Com apenas 16 anos!!! No ano de 1989, Sylvie ingressou no Royal ballet e lá dançou muitos papéis principais de vários ballets. Também é muito dito que Sylvie é uma das bailarinas mais bem pagas do mundo. Hoje em dia, ela impreciona a qualquer um com sua concentração, excelente técnica, beleza de linhas, movimentos de braços perfeitos, pernas maravilhosas e acima de tudo o arranjo perfeito que ela faz com tudo isso pra cada personagem. Ah! Esqueci... Para cada personagem ela interpreta de um jeito diferente e maravilhoso! Sylvie já foi vista em 25 ballets diferentes.


Saturday, April 08, 2006

Fernando Bujones


'''Fernando Bujones''' (Miami, 9 de março de 1955 - Miami, 10 de novembro de 2005) era um bailarino estadunidense. Nascido em Miami, Florida, de pais cubanos, Bujones era considerado um dos maiores bailarinos do século XX e aclamado como grande bailarino estadunidense de sua geração.
Suas primeiras aulas formais de balé foram no Cuban National Ballet de Alicia Alonso por um ano e meio. Em 1967 recebeu um bolsa de estudos na American Ballet, a escola oficial do New York City Ballet Company. Estudou ali durante cinco anos; seus professores eram alguns dos mais renomados instrutores de balé do mundo, como Stanley Williams, André Eglevsky, e José Imendez, seu instrutor particular. Juntou-se ao American Ballet Theatre, uma das mais proeminentes companhias de danças do mundo, em 1972. No ano seguinte tornou-se solista, e em 1974, principal bailarino e, aos 19 anos, não só se tornou um dos mais jovens bailarinos principais do mundo, mas também um dos mais jovens da história do ABT. Foi durante aquele período que Mikhail Baryshnikov desertou da União Soviética e foi admitido pelo ABT, em 1974. Trabalharam juntos como bailarinos por seis anos, após os quais Bujones começaria a trabalhar sob direção artítista de Baryshnikov.
Durante sua carreira de 30 anos como dançarino, atuou como artista convidado em 34 países e em mais de 60 companhias, como American Ballet Theatre, The Royal Ballet, Balé de Stuttgart, Ópera de Paris, The Royal Danish Ballet, Scala de Milão, The Vienna State Opera Ballet, The Australian Ballet, The National Ballet of Canada, Boston Ballet, entre outros. Compôs duplas com muitas das mais celebradas bailarinas do século XX como Dame Margot Fonteyn, Natalia Makarova, Carla Fracci, Cynthia Gregory, Marcia Haydee, Gelsey Kirkland, e Marianna Tcherkassky.
Foi diretor artístico adjunto durante um ano na década de 80 do corpo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi casado com Márcia Kubistchek, filha do ex-presidente Juscelino Kubistchek. Estava atualmente casado com Maria Bujones e era diretor artístico do Orlando Ballet in Orlando. Morreu de melanoma em 10 de novembro de 2005 em Miami, Flórida.