Cecília Kerche
Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

É um dos nomes mais importantes das últimas décadas do ballet clássico de toda a América Latina, nascida na cidade de Lins-SP, em 14.10.1960. Cecília é filha de educadores, tem 02 irmãos e reside no Rio de Janeiro.
Esta brasileira iniciou no ballet com 8 anos de idade na cidade de Osasco-SP, até 14 anos estudou em escola municipal que possuía poucos recursos: chovia dentro, o piso era de taco, o espelho enferrujado, o disco da vitrola pulava. Aos 14 anos recebeu uma bolsa de estudos e fui morar e estudar em São Paulo.Teve aulas com Vera Mayer, Halina Biernacka e Pedro Kraszczuk, que é maestro e seu marido.Aos 15 anos decidiu que com 25, seria a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de fato, com 25 foi promovida a categoria de primeira bailarina.Integrou a companhia em 1982 e em 3 anos passou de coriféia a primeira bailarina. Atuando em todas as produções desta Companhia.Tem se apresentado em diversas Galas coreográficas importantes por todo o Brasil e em outros países; fazendo muito sucesso por onde passa.Cecília Kerche é uma bailarina energéticamente clássica, seus movimentos são impecáveis, sua desenvoltura e presença de palco já é um espetáculo.
Durante a temporada de 2000, para a mega produção de "A Bela Adormecida", Derek Dean criou para Cecília a personagem Fada Lilás, apresentada no Royal Albert Hall.
Foi ainda apontada por Madame Natália Makarova como a melhor intérprete do mundo de Odette/Odile em "O Lago dos Cisnes"
Devido à sua plasticidade, tem encontrado no repertório moderno, neoclássico e contemporâneo uma linguagem pessoal, o que a torna uma bailarina versátil. O grande carisma desta artista junto ao público baletômano, inspirou a criação de uma grife de sapatilhas de ballet com seu nome, e esta marca internacional é atualmente comercializada em mais de 24 países.
Galas Coreográficas
Apresentações de destaque em diversas cidades:Madrid, Moscou, Londres, Santander, Peralada, Nervi, Jerez, Dresden, Berlim, Bruxelas, Antuerpia e Paris. Apresentou-se ao lado da bailarina Maya Plissetskaya no espetáculo Les Gèants de La Danse, junto a outras estrelas.Márcia Haydée criou em 1996 para Cecília Kerche um pas de deux inspirado na lenda da Sereia Yara.Na Rússia tem lugar de destaque onde interpretou versões integrais em Odessa, Novosibirsky, Tashkent e Ufá.
Apresentações de destaque em diversas cidades:Madrid, Moscou, Londres, Santander, Peralada, Nervi, Jerez, Dresden, Berlim, Bruxelas, Antuerpia e Paris. Apresentou-se ao lado da bailarina Maya Plissetskaya no espetáculo Les Gèants de La Danse, junto a outras estrelas.Márcia Haydée criou em 1996 para Cecília Kerche um pas de deux inspirado na lenda da Sereia Yara.Na Rússia tem lugar de destaque onde interpretou versões integrais em Odessa, Novosibirsky, Tashkent e Ufá.
Tournê Internacional
? Participou do Australian Ballet, com o ballet Spartacus apresentado nos teatros de Melbourne e Sidney.
? Convidada pelo English National Ballet na categoria de Senior Principal para a temporada de inverno 1993 e 1994, retorna à companhia como Principal Resident Guest Artist para as temporadas de inverno e verão de 1995 e 1996, atuando em turnê pela Coréia.
? Em 1997 volta a fazer parte da companhia em turnê pela Inglaterra. Para mega produção de "A Bela Adormecida", Derek Dean criou para Cecília a personagem Fada Lilás, apresentado no Royal Albert Hall, durante a temporada de 2000.
? Na Argentina Cecília Kerche percorreu as melhores casas de espetáculo. Apresentações em galas, recitais e atuações junto as companhias oficiais do país, tem feito desta artista uma das figuras mais conhecidas e admiradas no cenário do ballet.
? Convidada periodicamente pelo Teatro Colón, teve a seu cargo a estréia sul-americana de La Bayadère preparada por Natália Makarova e a estréia de Quebra Nozes em comemoração ao centenário de falecimento de Tchaikovsky.
? Em 1999, foi convidada pelo Ballet Nacional do Chile para temporada de comemoração dos 40 anos desta companhia.
? No Brasil, criou uma griffe de artigos de dança respaldada por seu nome, que já cruzou fronteiras.Devido à sua plasticidade tem encontrado no repertório moderno e contemporâneo uma linguagem pessoal o que a torna uma bailarina versátil.
? Participou do Australian Ballet, com o ballet Spartacus apresentado nos teatros de Melbourne e Sidney.
? Convidada pelo English National Ballet na categoria de Senior Principal para a temporada de inverno 1993 e 1994, retorna à companhia como Principal Resident Guest Artist para as temporadas de inverno e verão de 1995 e 1996, atuando em turnê pela Coréia.
? Em 1997 volta a fazer parte da companhia em turnê pela Inglaterra. Para mega produção de "A Bela Adormecida", Derek Dean criou para Cecília a personagem Fada Lilás, apresentado no Royal Albert Hall, durante a temporada de 2000.
? Na Argentina Cecília Kerche percorreu as melhores casas de espetáculo. Apresentações em galas, recitais e atuações junto as companhias oficiais do país, tem feito desta artista uma das figuras mais conhecidas e admiradas no cenário do ballet.
? Convidada periodicamente pelo Teatro Colón, teve a seu cargo a estréia sul-americana de La Bayadère preparada por Natália Makarova e a estréia de Quebra Nozes em comemoração ao centenário de falecimento de Tchaikovsky.
? Em 1999, foi convidada pelo Ballet Nacional do Chile para temporada de comemoração dos 40 anos desta companhia.
? No Brasil, criou uma griffe de artigos de dança respaldada por seu nome, que já cruzou fronteiras.Devido à sua plasticidade tem encontrado no repertório moderno e contemporâneo uma linguagem pessoal o que a torna uma bailarina versátil.
Repertório
Lago dos Cisnes - Petipa, Carter, Alonso, Struchkova.Don Quixote - Petipa, Previl, Achcar, Alonso.Giselle - Coralli, Wright, Alonso.La Bayadère - Petipa, Makarova.A Bela Adormecida - Petipa, Hynd.Coppelia - Saint Leon, Martinez. O Quebra Nozes - Ivanov, Leskova, Achcar, Steevenson.Spartacus - Seregi. Floresta Amazônica - Achcar, Ashton.Les Sílphides - Fokine. Raymonda - Petipa, Evreinoff. Paquita - Petipa, Makarova. Orfeo e Euridice - Nebrada.Nuestros Valses - Nebrada.Diversions - Comelin. Mandarim Maravilhoso - Oscar Araiz.Adagietto - Oscar Araiz.
Lago dos Cisnes - Petipa, Carter, Alonso, Struchkova.Don Quixote - Petipa, Previl, Achcar, Alonso.Giselle - Coralli, Wright, Alonso.La Bayadère - Petipa, Makarova.A Bela Adormecida - Petipa, Hynd.Coppelia - Saint Leon, Martinez. O Quebra Nozes - Ivanov, Leskova, Achcar, Steevenson.Spartacus - Seregi. Floresta Amazônica - Achcar, Ashton.Les Sílphides - Fokine. Raymonda - Petipa, Evreinoff. Paquita - Petipa, Makarova. Orfeo e Euridice - Nebrada.Nuestros Valses - Nebrada.Diversions - Comelin. Mandarim Maravilhoso - Oscar Araiz.Adagietto - Oscar Araiz.

"Se você vai fazer dança só por hobby, por passatempo, sem querer se profissionalizar é uma dedicação bonita.Mas se você quer se tornar um profissional tem que se dedicar como vida, ter bons professores, conseguir o apoio da família e acima de tudo ser obstinado a ser um bom profissional, porque é um campo pequeno e muito duro e nós precisamos de gente com garra, dignidade, honestidade e principalmente que a nossa profissão seja reconhecida e dignamente remunerada." Cecília Kerche (um recado aos jovens que pensam em se dedicar a dança)