Thursday, May 25, 2006

Kirov Ballet



Casa dos lendários bailarinos Pavlova e Nijinsky, o Kirov está entre as melhores companhias do mundo.
Começaram a se apresentar regularmente em 1860 e estrearam a maioria dos clássicos de Petipa/Ivanov, sendo considerado um dos mais importantes ballets soviéticos.
A mais importante escola de ballet do mundo foi nomeada depois de Agrippina Vaganova, a grande mestra que fez a imagem do estilo de ballet soviético de hoje. Vaganova apresentou melhoras na elevaçao e na fluência dos movimentos, resultando no poderoso treinamento que é usado até hoje pelos mestres da companhia: a pureza do estilo e da técnica caracterizados pela suprema elegância na grande tradição clássica.

Algumas estrelas formadas pelo Kirov ballet:

  • Rudolf Nureyev
  • Mikhail Baryshnikov
  • Natalia Makarova

Alguns ballet estreados pelo kirov:

  • A Bela Adormecida: Bailado em Prólogo e três atos.
    Música de:Piortr Ilyitch Tchaikovky (opus 66).
    Libreto e coreografia : Marius Petipa.
    Estréia :15 de janeiro de 1890 no Teatro Marinsky de São Petersburgos, sob a regência do maestro e compositor também de bailados Ricardo Drigo
  • O Lago dos Cisnes(2ªestreia): Ballet em quatro atos baseado na versão francesa de um conto de fadas alemão.
    Música : Piotr Ilyich Tchaikovsky.
    Coreografias:Primeira coreografia por Julius Reisinger. Segunda coreografia e de sucesso por Marius Petipa (Atos I e III) e Lev Ivanov (Ato II e IV).
    Estréia: em Moscou a 4 de Maio de 1877, no Bolshoi Theater (versão de Reisinger). Segunda versão a estrear somente em 27 de Janeiro de 1895, no Mariinsky Theater, em São Petersburgo. Com Pierina Legnani (Odette-Odile), Pavel Gerdt (Príncipe Siegfried), Alexander Oblakov (Benno), Alexei Bulgakov (Von Rothbart).
  • Raymonda: Um bailado em 3 atos, estreado em 19 de Janeiro de 1898, no Teatro Mariinski em São Petersburgo (Rússia), pela coreografia de Marius Petipa, libreto de Lydia Pashkova Música de Alexander Glazunov.e do próprio coreógrafo. Na estréia, dançaram Pavel Gerdt, como Abderakhman, Pierina Legnani, como Raymonda e Sergei Legat como Jean de Brienne. Atualmente pertence ao repertório do Ballet da Ópera de Paris.
  • Romeu e Julieta: Nome: Romeu e Julieta, balé em 3 atos e 13 cenas.
    Estréia: 11 de Janeiro de 1940, no Teatro do Kirov, em Leningrado.
    Coreografia: Kenneth MacMillan, depois de Lavrovsky, assim como outros; Romeu e Julieta é uma das histórias que possuem mais versões em ballet.
    Música: Sergei Prokofiev
    Bailarinos da estréia: Galina Ulianova (Julieta) e Constantin Sergueyev (Romeu).

Saturday, May 20, 2006

Rudolf Nureyev







Rudolf Khametovich Nureyev nasceu em 17 de março de 1938, em Irkutsk, na Rússia Soviética. Começou a estudar balé aos 11 anos se transformando num dos mais celebrados bailarinos do século 20 e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky. Ele espantava o público com giros e saltos espetáculares, mas era seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno. Nureyev, que era descendente de Tatar, estudou a dança e sua técnica com o Ballet Ufa. Ele era um estudante incrível mas rebelde na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, quando ele pulou do corpo de baile e se formou diretamente com solos no Kirov Ballet. Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no aeroporto de Le Bourget. Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, New York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet. O magnífico virtuosismo de Nureyev se mostrou um contraponto à elegancia matura de Fonteyn, e logo sua parceria juvenesceu a carreira da moça e estabelezeu a dele. Fora sua ligação ao Royal Ballet como um 'permante artista convidado' por vinte anos, Nureyev não era afiliado com a compania de dança. Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo. Nos anos 70 ele se envolveu com o drama. Apareceu na tevê e em filmes, ele também fez tour nos EUA como o Rei de Sião, numa relembrança do clássico musical da Broadway 'O Rei e Eu'. Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua via em Paris, onde ele era o diretor e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet. Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.Nureyev morreu em 1993, em Paris, França.