
Casa dos lendários bailarinos Pavlova e Nijinsky, o Kirov está entre as melhores companhias do mundo.
Começaram a se apresentar regularmente em 1860 e estrearam a maioria dos clássicos de Petipa/Ivanov, sendo considerado um dos mais importantes ballets soviéticos.
A mais importante escola de ballet do mundo foi nomeada depois de Agrippina Vaganova, a grande mestra que fez a imagem do estilo de ballet soviético de hoje. Vaganova apresentou melhoras na elevaçao e na fluência dos movimentos, resultando no poderoso treinamento que é usado até hoje pelos mestres da companhia: a pureza do estilo e da técnica caracterizados pela suprema elegância na grande tradição clássica.
Algumas estrelas formadas pelo Kirov ballet:
- Rudolf Nureyev
- Mikhail Baryshnikov
- Natalia Makarova
Alguns ballet estreados pelo kirov:
- A Bela Adormecida: Bailado em Prólogo e três atos.
Música de:Piortr Ilyitch Tchaikovky (opus 66).
Libreto e coreografia : Marius Petipa.
Estréia :15 de janeiro de 1890 no Teatro Marinsky de São Petersburgos, sob a regência do maestro e compositor também de bailados Ricardo Drigo - O Lago dos Cisnes(2ªestreia): Ballet em quatro atos baseado na versão francesa de um conto de fadas alemão.
Música : Piotr Ilyich Tchaikovsky.
Coreografias:Primeira coreografia por Julius Reisinger. Segunda coreografia e de sucesso por Marius Petipa (Atos I e III) e Lev Ivanov (Ato II e IV).
Estréia: em Moscou a 4 de Maio de 1877, no Bolshoi Theater (versão de Reisinger). Segunda versão a estrear somente em 27 de Janeiro de 1895, no Mariinsky Theater, em São Petersburgo. Com Pierina Legnani (Odette-Odile), Pavel Gerdt (Príncipe Siegfried), Alexander Oblakov (Benno), Alexei Bulgakov (Von Rothbart). - Raymonda: Um bailado em 3 atos, estreado em 19 de Janeiro de 1898, no Teatro Mariinski em São Petersburgo (Rússia), pela coreografia de Marius Petipa, libreto de Lydia Pashkova Música de Alexander Glazunov.e do próprio coreógrafo. Na estréia, dançaram Pavel Gerdt, como Abderakhman, Pierina Legnani, como Raymonda e Sergei Legat como Jean de Brienne. Atualmente pertence ao repertório do Ballet da Ópera de Paris.
- Romeu e Julieta: Nome: Romeu e Julieta, balé em 3 atos e 13 cenas.
Estréia: 11 de Janeiro de 1940, no Teatro do Kirov, em Leningrado.
Coreografia: Kenneth MacMillan, depois de Lavrovsky, assim como outros; Romeu e Julieta é uma das histórias que possuem mais versões em ballet.
Música: Sergei Prokofiev
Bailarinos da estréia: Galina Ulianova (Julieta) e Constantin Sergueyev (Romeu).